DSC_0032

Complexo, Hospital

Atenção especial à alimentação e hidratação no verão

Os dias de descanso e recesso escolar pedem cuidados básicos com os alimentos e o consumo de água

DSC_0015Com as férias e o calor típico do verão, a garotada invade as praias e parques para aproveitar o período de descanso e recesso escolar. Aos pais e familiares ficam os alertas básicos para este período: comer fora de casa exige cuidados e a água é um item indispensável nos passeios.

Para a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy, uma das primeiras preocupações tem que ser com a temperatura dos alimentos. “Em viagens e passeios é melhor optar por produtos que não tenham a necessidade de estar refrigerados, mas caso preciso, o uso de bolsas térmicas é fundamental”, afirmou. Maria Emília também falou sobre algumas comidas que devem ser consumidas frescas. “É aconselhado que a mamadeira, por exemplo, seja preparada na hora do consumo e o leite em pó esteja armazenado separadamente da água”, concluiu.

De acordo com a nutricionista, mesmo que os alimentos industrializados não sejam a melhor opção, eles são indicados por terem como garantia a marca e seu processo de fabricação. “Na praia, por exemplo, não sabemos a procedência das comidas comercializadas e precisamos evitá-las. É mais confiável optar pelos produtos industrializados”, disse. Mesmo com as alternativas, Maria Emília garante que nada substitui as frutas e os alimentos saudáveis no verão.

Hidratação

Outro cuidado que os pais devem ter com os pequenos são com os líquidos que prometem hidratar, mas na verdade desempenham uma função contrária. “Na hora da sede é muito comum dar às crianças refrigerante e suco de caixinha, mas por serem ricos em açúcar e sódio, esses líquidos trabalham na desidratação do corpo”, explicou a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Eda Escura.

Para Eda, a água é essencial e precisa ser ingerida durante todo o dia. “A água com certeza é o mais importante”, afirmou. A nutricionista ainda deu dicas de sucos e refrescos para o verão. “Ao invés de utilizar frutas que possuem muito açúcar, uma opção é fazer os refrescos que misturam a fruta com a água. Laranja, limão e acerola são ótimas opções”, contou.

+ Notícias

Faça sua doação