AEW-PR promove lançamento de livro que relata luta de paranaense contra a hanseníase - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

AEW-PR promove lançamento de livro que relata luta de paranaense contra a hanseníase

Obra de Evelyne Leandro, editada pela Associação Eunice Weaver do Paraná, será lançada nesta quarta-feira, dia 5, no Círculo de Estudos Bandeirantes e conta com o apoio do Complexo Pequeno Príncipe
03/04/2017


Todos os anos milhares de pessoas travam uma luta pessoal contra a hanseníase, doença milenar que ainda hoje é muito estigmatizada, mas que tem tratamento e cura. A paranaense Evelyne Leandro passou pela batalha em Berlim, onde mora, e relata sua trajetória de descoberta, tratamento e cura da enfermidade no livro “Hanseníase: a luta contra uma doença há muito esquecida – Um diário da Berlim Contemporânea”. A edição em português da obra, editada pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), será lançada nesta quarta-feira, dia 5, às 19h, no Centro de Estudos Bandeirantes, no Centro de Curitiba. O evento tem o apoio do Complexo Pequeno Príncipe.

Na obra, a escritora relembra, de forma ágil e dinâmica, suas experiências com a enfermidade. Evelyne recorda momentos importantes desde o diagnóstico na Alemanha, passando pelo período de internação, recuperação e cura. A publicação destaca os e-mails trocados por ela com familiares e amigos, além de diálogos entre médicos e notas da própria autora.

Evelyne conta, por exemplo, que se mudou para a Alemanha em 2010 junto com o marido, um voluntário alemão que ela conheceu no Brasil. Em um certo dia de 2012, notou algumas manchas no braço, no joelho e na panturrilha, mas não as levou a sério. Com o tempo, mais manchas apareceram em todo o corpo. Então, procurou um dermatologista e depois de uma odisseia de exames foi diagnosticada com hanseníase, uma doença com poucos casos atualmente na Europa.

A autora encontrou na escrita força para sua recuperação e cura. Foi então que começou a produzir um diário sobre sua luta, no qual narra a batalha vivida durante 500 dias, desde o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas até o fim de seu tratamento. E são esses textos que constam no livro, que, segundo a autora, tem como objetivo ajudar outras pessoas com hanseníase e sensibilizar a sociedade a respeito da enfermidade.

Serviço:
Lançamento do livro “Hanseníase: a luta contra uma doença há muito esquecida – Um diário da Berlim contemporânea”
Quando: 5 de abril
Horário: 19h
Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (Rua XV de Novembro, 1.050, Centro – Curitiba)

Sobre a AEW-PR
A Associação Eunice Weaver do Paraná é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol da causa da luta contra a hanseníase e o preconceito que cerca a doença desde o início de sua história. Suas atividades iniciaram em 1941 e em sua sede funcionava o Educandário Curitiba, que servia de moradia para filhos sadios de pessoas com hanseníase, que eram separados de seus pais por conta do isolamento compulsório determinado pelo governo federal na época. O educandário funcionou até o fim da década de 1980.

Com o tempo, o escopo de atividades da instituição foi ampliado. Atualmente, a AEW-PR atua na criação, implementação, organização e promoção de iniciativas que visem à proteção, formação e assistência de crianças, jovens e adultos, em especial aqueles em situação de risco ou com deficiência. Isso por meio do atendimento médico, psicológico, assistencial, educacional, cultural e material, por exemplo. A Associação também promove e apoia a pesquisa científica, viabilizando projetos por meio de articulação em rede. E mais: oferece amparo jurídico para a efetivação dos direitos das pessoas que foram separadas de seus pais, que tiveram hanseníase, e moraram no antigo Educandário Curitiba. Realiza também atividades que contribuem para a promoção de saúde e qualidade de vida. Com ações de educação ambiental para crianças e adolescentes de escolas urbanas, proporcionando contato com a natureza e permitindo a integração do homem com o meio ambiente.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais