Complexo, Hospital

Ações de voluntariado fazem parte do DNA do Pequeno Príncipe

Neste 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, a instituição reforça a importância do apoio de cidadãos e empresas socialmente responsáveis, que doam seu tempo e talento ao Hospital

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 5 de dezembro de 1985, o Dia Internacional do Voluntário. A data nasceu com o objetivo de promover ações de voluntariado por todo o planeta e nas mais diferentes esferas da sociedade. Às vésperas do seu centenário, o Hospital Pequeno Príncipe, construído pela união de cidadãos e empresas socialmente responsáveis, destaca a importância dos voluntários em todas as atividades que realiza.

A ação voluntária está presente na instituição desde a sua criação e é um dos seus diferenciais. Foi pelas mãos de um grupo de senhoras voluntárias da comunidade que o atendimento médico a crianças sem condições financeiras de acesso à saúde começou a ser prestado, em 1919. Essa ação deixou a sua marca, que até hoje se faz fortemente presente no Hospital.

Ety Gonçalves Forte

A presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe – do qual o Hospital faz parte –, é voluntária há mais de 50 anos. Com ousadia, humanização, humildade e amor a crianças e adolescentes, Ety Gonçalves Forte consolidou o Pequeno Príncipe como uma referência em Pediatria no Brasil. Desde então, seu trabalho continua dando frutos, inspira novas gerações e faz a diferença na rotina dos meninos e meninas em tratamento na instituição.

Inspira, por exemplo, as centenas de pessoas que o Setor de Voluntariado recebe todos os anos e que atuam em atividades de recreação e lazer, levam ânimo e conforto aos pacientes e suas famílias, e auxiliam no processo de recuperação. Somente em 2017, o Pequeno Príncipe teve em ação mais de 1,3 mil voluntários e 184 jovens estudantes voluntários, que doaram seu tempo e talento à instituição. Contou com 16 empresas envolvidas e 491 voluntários no programa de voluntariado corporativo. Somou mais de 18.400 horas de trabalho voluntário e fez 87.940 atendimentos, como brincadeiras e ações de contação de história nos ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas, entre outras atividades.

“Os voluntários têm um papel fundamental no Hospital, fazem parte da nossa história. São 99 anos em que, diariamente, contamos com a atuação deles, que proporcionam aos pacientes o essencial à infância: o brincar com carinho e alegria. Em nome de cada menino e menina atendido no Pequeno Príncipe, agradeço e parabenizo os voluntários, que com seus sorrisos e dedicação nos ajudam a transformar vidas”, conclui a diretora executiva da instituição, Ety Cristina Forte Carneiro.

Clique aqui para mais informações a respeito do trabalho voluntário realizado no Hospital Pequeno Príncipe. Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone (41) 3310-1253 ou pelo e-mail voluntariado@hpp.org.br.

+ Notícias

Faça sua doação