Programa robusto cuida da saúde mental dos colaboradores do Pequeno Príncipe

Em mais uma iniciativa de humanização voltada para o público interno, a instituição ouve, acolhe e orienta equipes sobre as principais dúvidas e os temores relacionados ao coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem feito um importante alerta sobre a crise de saúde mental que a pandemia do coronavírus (COVID-19) deve provocar em todo o mundo. Atento e alinhado à diretriz institucional de valorização dos seus colaboradores, o Hospital Pequeno Príncipe estruturou um programa robusto de atenção à saúde mental de suas equipes. Esta é mais uma iniciativa de humanização voltada ao público interno, pois é cuidando de quem cuida que se mantém a integridade na assistência prestada.

Por meio desse programa, estão sendo feitas escutas ativas diárias em todos os setores da instituição, além do atendimento psicológico às equipes, especialmente àqueles profissionais que estão na linha de frente do combate à COVID-19. “Fizemos um diagnóstico institucional para entender quais são as principais dificuldades, preocupações e dúvidas, para então pensarmos em como agir e apoiar”, explica o psicólogo do Pequeno Príncipe, Bruno Jardini Mäder.

A partir do diagnóstico, as equipes do Serviço de Psicologia e do Núcleo de Humanização desenharam um plano com três diferentes abordagens: a primeira, com relação à proteção, e a segunda, para abordar questões e esclarecer sobre os fluxos internos, protocolos e cuidado com o paciente. E, por fim, o autocuidado e as questões psicossociais, como o medo de contaminar familiares, por exemplo. “Nós estamos atendendo as necessidades de cada colaborador e eles se sentem valorizados e ouvidos, o que é essencial neste momento”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Humanização, Maria Gloss.

Trabalho multidisciplinar
Para garantir o sucesso da força-tarefa para o bem-estar de todos foi preciso estruturar uma equipe multidisciplinar. Além do Serviço de Psicologia e do Núcleo de Humanização, também fazem parte desse esforço a Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o Núcleo da Qualidade, a equipe de Educação Continuada da Enfermagem, o Serviço Social e o Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH).

As equipes multidisciplinares vão até os setores para fazer uma escuta ativa; ou seja, para levantar as principais questões a serem trabalhadas em cada setor, buscar as respostas necessárias e, então, fazer a devolutiva. “Aos poucos, unimos todas as informações em um só documento. As dúvidas sobre fluxos, protocolos e riscos diminuíram e as equipes se tranquilizaram”, reforça Mäder. Até o dia 30 de junho, foram realizadas 802 escutas ativas, 104 reuniões de articulação, 12 reuniões de planejamento e 18 atendimentos individuais.

Para os que necessitam de atendimento individualizado, o Serviço de Psicologia está oferendo sessões individuais de apoio em horários variados, presencialmente ou por teleatendimento, permitindo o acesso a esse cuidado a todos os colaboradores da instituição. Um grupo do curso de Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe também reforça o time para o atendimento individualizado. Já a Central de Atendimento ao Colaborador oferece sessões de psicoterapia, com profissionais voluntários.

A equipe de Educação Continuada da Enfermagem, alinhada ao SECIH e ao Núcleo da Qualidade, já realizou mais de 40 treinamentos, que ultrapassaram mil horas de capacitação, sobre temas como paramentação e desparamentação, que são momentos críticos no autocuidado.  

A CAC PP tem viabilizado diversos tipos de atividades que visam ao bem-estar, desde as sessões de psicoterapia até sessões on-line de atividades esportivas.

Reconhecimento da sociedade
A sociedade também está preocupada em cuidar de quem cuida. Desde o início da pandemia, foram inúmeras as demonstrações de carinho e cuidado de empresas, pessoas e organizações para com os colaboradores do Pequeno Príncipe. Na Páscoa, por exemplo, várias empresas enviaram ovos de chocolate para serem distribuídos às equipes que estão na linha de frente do combate à COVID-19. 

Ao longo dos meses, também ocorreram diversas entregas de álcool em gel em embalagens individuais, que os colaboradores puderam levar para casa, e máscaras de proteção.

O carinho também pode ser percebido por meio de serenatas, apresentações musicais e até mesmo celebrações religiosas, realizadas sempre nas calçadas ou outras áreas abertas da instituição – sem provocar aglomerações – que confortaram os profissionais e alcançaram ainda as famílias e pacientes em atendimento. 

Cuide da sua saúde mental
Veja algumas dicas sobre como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia:
• controle a sua respiração;
• pratique o otimismo e agradeça pelas pequenas coisas do seu dia;
• recorde boas lembranças;
• busque informações verdadeiras;
• evite a negação da realidade;
• enfrente as adversidades de maneira consciente;
• perceba que tendemos a ver as coisas pior do que elas realmente são;
• se necessário, busque apoio com um profissional especializado.

Confira a mensagem da jornalista Mila Burns para os colaboradores do Pequeno Príncipe:

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