Pequeno Príncipe forma profissionais de saúde que atuam em todo o Brasil

Por ano, passam pelo Hospital mais de mil estudantes e profissionais em busca de capacitação

O ensino da Pediatria está no DNA do Hospital Pequeno Príncipe. Desde o início das suas atividades, há 100 anos, a instituição mostrou-se comprometida com a formação de novos profissionais e com a disseminação do conhecimento, por entender que assim contribui de forma ampliada com a promoção da saúde de crianças e adolescentes de todo o país.

Só no programa próprio de residência médica, iniciado na década de 1970, são formados anualmente cerca de 130 novos pediatras e especialistas. “Nossa residência é uma das mais concorridas do Brasil”, conta o coordenador de Ensino da instituição, Victor Horácio de Souza Costa Junior.

Além do programa de residência, o Hospital é campo de formação para alunos de Medicina de universidades instaladas em Curitiba, como a Universidade Positivo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Faculdades Pequeno Príncipe, que integra o Complexo Pequeno Príncipe.

“No terceiro e quarto anos do curso de Medicina, os estudantes fazem aulas práticas aqui, sempre acompanhados de um preceptor. Para os de quinto ano, oferecemos o internato, que é o estágio obrigatório para formação do médico, e no qual o estudante fica sob a supervisão direta de um médico do staff. Para os já formados, além da residência, oferecemos cursos de especialização”, explica o coordenador.

Residências e especializações

Como o Pequeno Príncipe oferece atendimento em 32 diferentes especialidades médicas, fazer residência na instituição significa desenvolver um olhar amplificado para a saúde da criança e do adolescente. “Este é o nosso grande diferencial. Nos três anos de residência em Pediatria, os médicos conseguem abranger todas as subespecialidades, com volume de pacientes que permite sair daqui com segurança para clinicar dentro da Pediatria Geral, em locais onde não há subespecialidades”, destaca Costa Junior.

A instituição também foi pioneira na oferta do programa de residência em Pediatria estendido para três anos. Junto com outros grandes centros formadores do país, como a Universidade de São Paulo (USP), ajudou a construir o novo currículo, mais robusto, implantado em 2014. Além desse programa, oferece residência em outras 14 subespecialidades e programas de especialização em cinco áreas.

Os profissionais que formamos ao longo dos anos estão espalhados hoje por todas as regiões do Brasil, qualificando o atendimento de crianças e adolescentes”, informa o coordenador.

Uma dessas profissionais é a médica Enaira Rocha. Natural de Boa Vista (RR), onde cursou Medicina, ela buscou o Pequeno Príncipe para sua residência em Pediatria por considerar um serviço de referência. “Ao concluir a residência, eu decidi fazer uma especialização em Nefrologia Pediátrica, também no Pequeno Príncipe”, conta Enaira.

Depois de concluir os estudos, em 2017 ela voltou para a Região Norte do Brasil e hoje atua em Boa Vista e Manaus (AM). “É uma realidade muito diferente da região Sul, onde o Pequeno Príncipe está localizado. Aqui temos um bom número de pediatras, mas ainda faltam médicos especialistas e equipes multiprofissionais. A estrutura para exames e tratamentos também é menor. Neste sentido, a formação no Pequeno Príncipe foi fundamental na minha capacitação, pois tive acesso a muitos casos raros e complexos, acompanhei diferentes tipos de terapia. Tudo isso me permite atuar com segurança hoje”, frisa.

A troca de conhecimento com os profissionais do Pequeno Príncipe continua, mesmo depois de concluída a formação. “Já encaminhei pacientes para o Pequeno Príncipe e, sempre que necessito discutir algum caso, conto com o apoio dos meus professores”, diz Enaira.

Faculdades Pequeno Príncipe

Desde 2003, o Complexo conta com a Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece graduação em Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Psicologia, além de especializações, programas de mestrado e doutorado, residências multiprofissionais e cursos de extensão. É uma das mais importantes instituições dedicadas exclusivamente ao ensino da saúde no país. Anualmente, recebe mais de 1,5 mil alunos.

Para conhecer mais sobre a FPP, acesse
www.faculdadespequenoprincipe.edu.br

Congresso Criança

Outra iniciativa do Pequeno Príncipe para contribuir com a formação de profissionais é o Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, realizado a cada cinco anos. Na sua quinta edição, esse é o maior evento multiespecialidades pediátricas do Brasil e será realizado de 22 a 26 de maio, em Curitiba (PR).

O programa contempla apresentações que envolverão conferências, mesas-redondas, sessões interativas, painéis e discussões de casos clínicos com convidados nacionais e internacionais. Já estão confirmados palestrantes de nove países, como Estados Unidos, França, Canadá e Inglaterra.

Para mais informações, acesse: www.crianca2020.com.br

Veja mais

Cirurgião Rodrigo Vianna acompanha transplante hepático no Pequeno Príncipe

Médico com uma das maiores experiências mundiais em transplantes de fígado e multiviscerais participou da cirurgia que marcou a retomada do serviço no Hospital


Pesquisadores lançam livro sobre TDAH

A obra orienta pais e professores sobre como cuidar e conviver com os pacientes que têm o transtorno


De ex-paciente a aluno de Medicina

Tiago Rossi da Cunha Torres teve sua vida salva pelos médicos do Hospital e agora está prestes a concluir o curso de Medicina na Faculdades Pequeno Príncipe


Outras edições



©2024 . Complexo Pequeno Príncipe . Todos os direitos reservados