Corações cada vez mais fortes

Nos últimos anos, iniciativas técnicas e de gestão contribuíram para melhorar ainda mais os indicadores do atendimento em Cardiologia

Nos últimos cinco anos, o atendimento em Cardiologia do Hospital Pequeno Príncipe (clínica, cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva) avançou significativamente em um dos seus principais indicadores. Apesar de já ter um índice de mortalidade bastante baixo, a Cardiologia conseguiu avançar ainda mais neste indicador, reduzindo quase 70% em 2018, se comparado com o índice de 2013. O número de óbitos, no mesmo período de comparação, caiu 62%. Os números traduzem, para a prática, o resultado de ações técnicas e de gestão que foram estruturadas e se consolidaram.

O tratamento da síndrome da hipoplasia do coração esquerdo é um exemplo de como esse avanço se deu. Esta cardiopatia congênita rara causa malformação no lado esquerdo do coração. E, até 2013, era praticamente fatal: já havia uma cirurgia, mas poucos bebês sobreviviam à UTI após o procedimento cirúrgico.

A sobrevida aumentou progressivamente entre 2013 e 2018 até alcançar 74% no biênio 2017-2018, colocando os resultados do Pequeno Príncipe entre os melhores do Brasil. O salto na melhoria dos indicadores deveu-se ao desenvolvimento e à aplicação de protocolos minuciosos para o pré-operatório, para a cirurgia e o pós-operatório. O estabelecimento das linhas de ação (linhas de cuidado) em cada um desses momentos críticos envolveu estudos intensos da literatura a respeito da cardiopatia e pesquisa de evidências sobre resultados efetivos de novas técnicas.

Assim, por exemplo, associou-se ao tratamento a indução de acúmulo de gás carbônico em índices pouco acima dos normais, o que facilita a passagem do sangue de um lado para o outro do coração. A técnica cirúrgica também foi customizada para cada diferente grupo de pacientes.

Para o médico Leonardo Mulinari, um dos cirurgiões cardíacos do Hospital, esta melhora ocorreu a partir de uma mudança de paradigma. “O foco do atendimento mudou da individualização para a utilização de linhas de cuidados, principalmente para as cardiopatias mais complexas. E foi justamente o aprimoramento da atenção nessas cardiopatias que melhorou os indicadores. Não foram novas técnicas cirúrgicas que foram aplicadas, mas sim a melhor aplicação das técnicas”, explica. Ele relata que, além da redução da mortalidade, também houve queda no número de complicações no pós-operatório e na ocorrência de infecções.

“Diversas áreas se empenharam para chegarmos a esses resultados, como a cardiologia clínica, a cirurgia cardiovascular, a anestesia e a equipe médica e de enfermagem da UTI. Sem essa interação, que permite uma visão global do paciente, não seria possível avançar”, considera.

Telemedicina

Outra iniciativa que trouxe contribuições foi o projeto de telemedicina desenvolvido na UTI Cardíaca de 2016 a 2018, em parceria com Children’s Hospital of Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA). Nas sessões, os profissionais do Pequeno Príncipe apresentavam os aspectos clínicos e assistenciais de casos complexos, discutindo dados de exames, sinais vitais e de imagem do paciente e, em conjunto com a equipe de Pittsburgh, concluíam qual a melhor conduta terapêutica a ser adotada.

Nesse período, foram realizadas cerca de 200 sessões de telemedicina. “Com essa troca de conhecimentos, atingimos uma curva interessante. Melhoramos o processo de atendimento e diminuímos a permanência dos pacientes em áreas de risco”, informa o coordenador da UTI da Cardiologia, Leonardo Cavadas.

Veja mais

Hospital Pequeno Príncipe é acreditado com excelência

Instituição conquistou o Nível 3 da ONA, a mais importante certificadora de serviços de saúde do Brasil


Pesquisa busca relacionar malformações cardíacas a quadros de deficiência imunológica

A partir do estudo, médicos e pesquisadores vão definir um protocolo que minimize os riscos de complicações no pós-operatório cardíaco


Há 20 anos, André comemora seu aniversário com a equipe da UTI Neonatal

Prematuro, ele passou os primeiros 47 dias de vida na Unidade de Terapia Intensiva do Pequeno Príncipe


Outras edições



©2024 . Complexo Pequeno Príncipe . Todos os direitos reservados