Preparo da Criança e da Família

preparacao-da-crianca-e-da-familia

Dicas importantes

Antes de sair de casa

Verifique se está portando os documentos de identificação do paciente e do responsável, além de receitas, guias e últimos exames médicos.

Converse com seu filho

As palavras são poderosas! Os pais e responsáveis devem explicar à criança e ao adolescente que ela precisa fazer um tratamento de saúde. Neste momento, é importante que a família mantenha a calma, possibilitando ao paciente que faça perguntas e esclareça dúvidas. Fale sempre a verdade: a confiança do paciente nos pais ou acompanhantes e na equipe de saúde é essencial para o tratamento

Se a internação foi emergencial e você não teve tempo de se preparar, nem explicar o que está acontecendo, mantenha a tranquilidade para não assustar o paciente. Isso ajudará a deixá-lo mais seguro.

Detalhes que ajudam

Durante o internamento, é necessário trazer para o paciente os materiais de uso pessoal, como pijamas, chinelos e itens de higiene (escova de dente, sabonete, entre outros), além de roupas confortáveis para a alta e pertences pessoais essenciais. Caso a criança ou adolescente faça uso de medicamentos, é de extrema importância que esses remédios não sejam esquecidos, bem como os horários de administração das doses.

Obs.: se a criança ou adolescente for internada pelo SUS, o Hospital Pequeno Príncipe fornece pijama.

Direitos e responsabilidades

Durante o internamento, tanto paciente quanto o acompanhante têm direitos e responsabilidades que devem ser exercidos.

Para o paciente e/ou acompanhante, cabe o direito de receber informações claras sobre o diagnóstico, possibilidades de tratamento, medicamentos a serem usados, exames solicitados e suas finalidades, assim como os riscos, benefícios e efeitos causados pelo tratamento e medicamentos. Depois de adequadamente informado, também pode aceitar ou recusar procedimentos desde que discutido com a equipe de saúde. Em caso de cirurgia, receber informações claras sobre o processo, riscos, anestesia, efeitos colaterais, duração, cuidados, local e tempo de jejum antes e após o procedimento.

Agir com responsabilidade durante o processo clínico é de extrema importância, por isso, neste período de cuidado, o responsável não deve ficar com dúvidas. Esteja sempre atento às informações recebidas e se ficou com necessidade de alguma informação mais detalhada – mesmo que possa parecer sem importância –, pergunte! A equipe de enfermagem e os médicos estarão sempre aptos a orientá-lo

  • Lembre-se: é muito importante seguir as orientações do médico

Localização

O Setor de Internamento do Hospital Pequeno Príncipe é realizado na Rua Desembargador Motta, 1.070.

A instituição não dispõe de estacionamento para acompanhantes de pacientes, porém, em situação de emergência, é permitido estacionar na área de entrada, que fica na esquina da Av. Silva Jardim com a Rua Desembargador Motta.

Se vier de ônibus, terá à disposição 23 linhas que passam nas proximidades do Hospital. Uma referência de localização é o Shopping Curitiba, em frente à Praça Oswaldo Cruz, distante apenas duas quadras do Hospital.

 

Faça sua doação