Pastoral da Espiritualidade

A Pastoral da Espiritualidade do Hospital Pequeno Príncipe, fundada em 1997 pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, é um serviço realizado com gratuidade e amor, que valoriza o ser humano e respeita as diferentes crenças. O trabalho é desenvolvido por sacerdotes, religiosos e leigos de várias denominações cristãs e movimentos, de acordo com as normas da instituição e da coordenação da pastoral.

No decorrer de cada mês, cerca de 70 pessoas se mobilizam para realizar visitas aos pacientes internados na instituição. Além disso, há outras atividades religiosas que ocorrem todos os dias da semana no hospital. São elas:

  • Visitas: um grupo de voluntários da Pastoral da Espiritualidade visita quartos, enfermarias e UTIs, para trazer uma palavra de conforto aos pais e crianças, oferecer um momento de oração, sacramentos ou a presença de um líder religioso, conforme a crença.
  • Orações: além das visitas aos quartos e enfermarias, toda semana, entre segunda-feira e sexta-feira, ocorre um momento de oração, às 15h, na Capela do Santíssimo, localizada no 4.º andar da instituição.
  • Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: ocorre todas as quartas-feiras, às 9h, na capela do 4.° andar do Hospital.
  • Celebração da Palavra: todos os domingos, às 10h (com exceção do terceiro domingo), ocorre a celebração da palavra, na Capela do Santíssimo, localizada no 4.º andar da instituição. O momento conta com diáconos religiosos, ministros da eucaristia e leigos que ajudam no convite e realização da celebração.
  • Missa: todo 3.° domingo, às 10h, na Praça do Bibinha. A missa conta com a presença de um sacerdote, ministros da eucaristia e vários grupos de jovens, que vestidos de super-heróis, passam nos quartos alegrando as crianças e convidando-as junto com seus familiares para a missa.
  • Sacramento da eucaristia: todos os domingos, após a celebração das 10h, os ministros da eucaristia se dirigem aos quartos para entregar o sacramento àqueles que não podem se dirigir até a capela.
  • Oração com os colaboradores: o setor ou colaborador que desejar um momento ou acompanhamento espiritual pode solicitar o serviço com a coordenação da pastoral.
  • Acompanhamento pessoal: para solicitar a presença de um membro da pastoral, o paciente ou acompanhante poderá escrever o nome e o número do quarto ou UTI em que se encontra e depositar na caixinha que fica na capela do 4.° andar. Também poderá solicitar à equipe de enfermagem, portaria e/ou por meio da coordenação da pastoral.

 

Coordenação
Coordenadora: Irmã Maria Inês da Silva
Telefone: (41) 99522-9172
Irmã Lourdes Nogueira
Telefone: (41) 99962-4225

Faça sua doação