ENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA

O serviço de Endoscopia Respiratória do Hospital Pequeno Príncipe existe há muitos anos, entretanto sempre teve maior ênfase na broncoscopia alta, com pouca atuação em laringologia e rinosinusologia.

As atividades do Dr. Fabiano Bleggi Gavazzoni no Hospital começaram em 2004, atendendo aos pedidos de consulta principalmente das UTIs para investigação de casos de dificuldade de extubação. O trabalho era realizado com dificuldade, pois o Hospital não dispunha dos equipamentos necessários. Com o passar do tempo esse serviço passou a ser requisitado com mais freqüência e foram iniciados atendimentos a pacientes internados também fora das UTIs.

Em meados de outubro de 2005 a aparelhagem para videoendoscopia nasosinusal e videolaringoscopia, inclusive com captura digital (vídeos gravados diretamente em DVD) foi adquirida pelo Hospital, o que trouxe grande avanço para o serviço. Além das facilidades para realização dos exames pela presença da aparelhagem no próprio Hospital, foi criado um ambulatório para atendimento de pacientes com doenças crônicas da laringe e seios paranasais, onde os pacientes são atendidos e têm seus exames realizados com pouca espera.

Hoje é atendido um grande número de chamados de todo o Hospital, resolvendo rapidamente situações que antes demandavam semanas de internação. O Hospital Pequeno Príncipe também passou a realizar cirurgia e intervenções para tratamento dos quadros crônicos laríngeos e nasosinusais.

Descrição dos servicos

Videonasofibroscopia
Exame realizado com aparelho de fibra óptica por dentro do nariz que permite avaliar doenças do nariz e seios paranasais como adenóides, pólipos, sinusite crônica, tumores e outros.

Videolaringoscopia
Exame realizado de forma semelhante onde o aparelho desce até a laringe (cordas vocais) para avaliação de problemas de voz e respiratórios (falta de ar).

Videonasofibroscopias e videolaringoscopias realizadas com nasofibroscópio Olympus, registrados em mídia digital (DVD) em pacientes internados. Devido à portabilidade do material (notebook + nasofibroscópio), o exame é feito tanto nas UTIs, quanto nos quartos ou no centro cirúrgico, diminuindo a necessidade de locomoção dos pacientes.

 

Informações:

– SUS, Convênios e Particular
Telefone:
(41) 3310-1290
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070 – 1º andar
Atendimento: Das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

Médico responsável: Dr. Fabiano Bleggi Gavazzoni (CRM-PR 15955)

 

Faça sua doação