Lançamento on-line do livro e exposição "Cem Anos de um Hospital de Crianças" - Hospital Pequeno Príncipe

Eventos

Lançamento on-line do livro e exposição “Cem Anos de um Hospital de Crianças”

17/11/2020

Ainda  no clima do primeiro centenário do Pequeno Príncipe, no sábado, dia 21 de novembro, às 16h, será realizado o lançamento on-line do livro e exposição “Cem Anos de um Hospital de Crianças”. Para acompanhar, basta acessar o canal “Um Hospital de Crianças” no YouTube.

A publicação tem dois volumes – um com texto e outro com imagens –, construídos a partir de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre os 100 anos do Pequeno Príncipe. A primeira obra, dividida em 7 capítulos, foi criada de forma não cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes. O segundo volume (livro de imagens) apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade da instituição.

“Cem Anos de um Hospital de Crianças” apresenta, a partir do percurso do Pequeno Príncipe, os caminhos da Pediatria no Brasil e no Paraná, a trajetória das agremiações femininas no início do século XX, os rumos da humanização nos cuidados com a saúde, as relações entre saúde e tecnologia, questões sobre participação social e, ainda, revela os passos futuros do Hospital.

Além da publicação, assinada por Geslline Giovana Braga e com prefácio de José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe,  o projeto oferece uma exposição virtual (www.umhospitaldecriancas.com.br) que se relaciona com diversos aspectos do livro, oferecendo ao público a possibilidade de ouvir memórias de médicos, gestores e outras pessoas cujas biografias se cruzam com a do Pequeno Príncipe, em galerias de áudios e imagens. No site, o público pode solicitar um exemplar gratuito do livro, mediante o pagamento do frete.

Para dinamizar a distribuição do livro, nos dias 21 e 28 de novembro, das 14h às 18h, haverá um drive-thru em um dos estacionamentos do Hospital Pequeno Príncipe (Avenida Iguaçu, 1471), local em que os interessados poderão retirar o seu exemplar gratuitamente. Também foi impresso um material pedagógico, que traz sugestões de uso do livro publicado como material paradidático e transdisciplinar para professores. Esse material irá compor um kit que, com a obra, será distribuído para professores da rede pública de ensino de Curitiba e região metropolitana.


Término

20201121

Local

No canal "Um Hospital de Crianças", no YouTube